17 de mar. de 2011

Salve Dona Benta!

Já que a Rê entrou no assunto culinária, vou manter o tema no post de hoje.
Cresci na cozinha da minha avó, que morava estrategicamente no andar abaixo do nosso. Minha mãe sempre trabalhou o dia todo fora e vovó era a minha grande companheira!
Ela tinha uma mão abençoada pra comida e apesar de eu sempre estar ali, vendo tudo, querendo "ajudar", não puxei esse dom natural!

Eu adoro cozinhar, mas não sei fazer nada sem receita. Até arroz, que faço desde os 13 anos, tenho que usar as medidas da xícara pra não virar bolinho.
A parte boa é que, com uma boa receita, geralmente minhas investidas culinárias tem sucesso (pessoal que come costuma elogiar!).

O problema é era encontrar boas receitas.

Minha vó tinha um caderninho de umas 30, anotadas a mão por ela mesma (claro que herdei o caderno que é meu xodó), mas ou é coisa muito incrementada ou doce, que não é muito a minha praia.
Então sempre peguei bastante coisa da internet, que tem o inconveniente de ter sempre que anotar num papelzinho pq a impressora de casa vive sem tinta, aí se tivesse alguma dúvida, tinha que ligar computador de novo e procurar a receita, enfim, muito "desconfortável" e não chegava nem perto daquela coisa "vó" de cozinhar com um caderninho de receitas aberto em cima da mesa!

Eis que, um dia, estou a toa vendo as promoções do submarino e me deparo com uma: Receitas Dona Benta, de R$ 129,90 por R$ 29,90.
Sinceramente, nunca tinha pensado em comprar um livro de receita porque todos que já vi eram de coisas absurdas, grandes quantidades ou ingredientes impossíveis. Mas como pessoa que não pode ver uma promoção que sou, o desconto chamou a atenção e acabei comprando “a Dona Benta”!



Olha... Mulheres independentes, donas de casa, esposas, mães, filhas, mil e uma utilidades, etc, Dona Benta é a bíblia da cozinha! Não sei como pude viver tanto tempo sem esse livrão (e juro que não to sendo paga nem pela editora nem pelo submarino pra falar isso) mas é o livro de receitas mais sensacional que já vi!

Pra ter ideia, tem receita de como fazer ovo cozido! Juro!
É enorme, mil receitas de coisas possíveis de se fazer no dia-a-dia de quem chega correndo e cansada em casa e quer fazer uma comidinha boa e rápida. São receitas simples, com ingredientes que sempre temos a mão ou no máximo alguma coisa que em qualquer mercado você encontra!

Até meu marido (que tem o dom da culinária e faz tudo sem receita), se rendeu aos "encantos" da Dona Benta e fez um bolinho de arroz sensacional sem nunca ter cozinhado arroz na vida antes.

Então, essa é a dica de hoje! Porque toda mulher antenada, moderna, que vive na correria dessa vida louca, merece ter uma Dona Benta (mesmo que em livro) em casa!


Bjos

Ju

2 comentários:

  1. Juu e se eu te falar q fui atrás do livro e agora tá R$19,90!!!!!! HAAA!!!

    ResponderExcluir
  2. Putz, e eu podia ter comprado agora e economizado mais 10 reais!! rsrs
    Aproveita que vale a pena!
    Bjs
    Ju

    ResponderExcluir