16 de mar. de 2011

O Bolo Que Deu Certo

Para minha estréia no blog, resolvi escolher um assunto bem feminino: culinária. Veja bem, não sou do tipo esposa que faz comidinha todo dia, ou então mulher que adora uma panela e um fogão. Pra ser bem sincera, até alguns anos atrás eu vivia de biscoitos e salgadinhos, e não tinha idéia de como se cozinha feijão. Mas, como me casei com um homem que adora as panelas (embora, ao final do preparo, tenha mais ingredientes no fogão do que dentro da panela em si) acabei aprendendo algumas coisas e pegando um certo gosto na coisa.
Não vou também ser radical - afinal, uma das propostas deste blog é ser razoável e ponderada - e dizer que não sei ou não gosto de cozinhar. Mas, para mim, cozinhar é um certo exercício de paciência, prazer, concentração, e só consigo fazê-lo (ou faço-o melhor) quando tenho tempo e estou lidando com algo que aprecio bastante. Daí, não é difícil dizer que os poucos pratos que sei fazer são coisas que adoro: purê de mandioquinha, creme de milho, frango assado com creme de cebola, torta de liquidificador, etc.

Obs.: Deu pra perceber que culinária, definitivamente, não é meu assunto preferido, não é? Portanto, às leitoras que gostam do assunto, aproveitem porque este será um dos únicos posts de minha parte (pode ser que a Jú seja mais bem sucedida no assunto que euzinha!) abordando o tema.

Depois desta triste constatação de que sou bem maisoumenos na cozinha, e, pra piorar um pouco, devo dizer que consigo ser pior quando o assunto é DOCES.: nunca vi tamanha dificuldade para alguém (leia-se EU) ter que fazer um bolo crescer, e, pior ainda, manter-se crescido depois de assado! Costumo dizer que meus bolos podem ser chamados de torta - achatados e compactos. Por conta disso, desisti a um certo tempo de me aventurar neste segmento culinário. Mas... dias atrás... o marido disse que tava afim dum bolo, e eu vergonhosamente tive que assumir que não tenho o dom pra coisa. Aquilo ficou martelando na minha cabeça. Alguns dias. E, como estou num período de dias livres (por conta da troca de emprego) resolvi utilizar este tempo ocioso para uma nova tentativa: um bolo de côco daqueles de pacotinho, na esperança de que fosse mais fácil... E o negócio funcionou, gente!!! Jesuis tô besta até agora!!!! Fiquei tão chocada com meu sucesso que tirei fotos e vim aqui dedicar meu primeiro post ao Bolo Que Deu Certo !!!

Tá certo que não ficou aquele bolo mais fofo que marshmallow... mas... comparado às tortas anteriores, ficou maravilhoso!

Na instrução do pacotinho dizia que era pra adicionar os ovos inteiros, o leite e a manteiga e bater tudo na batedeira, mas, minha mãe (que tem uma mão abençoada tanto pros doces quanto pros salgados) já me disse que as claras em neve são o que dão a fofura ao bolo, devem ser misturadas ao final, com delicadeza, à mão. E assim o fiz... Não sei se deu tanto resultado, mas ruim não ficou!


Como faço juz à minha circunferência abdominal, ou como diz a minha vó: "Não sei ver defunto sem chorar", não dá pra fazer bolo sem recheio e cobertura! Fiz uma melequinha de leite condensado com côco ralado e leite e dei uma mexidinha no fogo baixo pra homogeneizar a coisa. Cortei o bolo no meio (fiquei surpresa também com minha habilidade para uma manobra tão delicada!) e molhei a parte de baixo com a meleca de leite. Aí, lembrei que tinha um pote de doce de leite Havanna (também conhecido como manjar dos deuses) que trouxe de Buenos Aires e achei que a ocasião merecia seu uso: recheei o bolo com
ele...



Voltei a metade de cima, fiz uns furinhos para ficar molhadinho e joguei a meleca que sobrou por cima do bolo...
<<< Esse daí é o resultado!






Marido chegou, ficou chocado por eu ter dito que fiz um bolo, comeu um pedaço, elogiou, e disse que por estar tão bom ia até repetir!


E não é que deu certo!?


Rê.

4 comentários:

  1. Uhuuuuu, D. Renata, só sucesso! Ficou lindo, e certamente delicioso! Ah, se eu pudesse.... heheh

    ResponderExcluir
  2. Dona Silvia, eu já teria morrido de tanto passar vontade, se tivesse nessa sua onda de regime! Jesuis, passar vontade é pecado!

    ResponderExcluir
  3. Rê, adorei!!! Eu nunca consegui fazer um bolo dar certo tb! Quem sabe o blog ñão me dá essa sorte né.. rsrs

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Senhoritas...

    Esse post ficou meio Ana Maria Braga... mas confesso que me diverti com a leitura...

    Sucesso...

    Ass: O Marido que repetiu o bolo que deu certo!

    ResponderExcluir